Turismo Cívico e Cidadania nas Escolas

 O “Programa de Turismo cívico e cidadania nas escolas” visa promover a conscientização sobre cidadania, turismo cívico em Brasília e prevenção ao uso de drogas por meio de uma ação integrada, com concurso de poesia e redação com temática dos pontos turísticos de Brasília e atividades educativas para alunos da rede pública de Planaltina/DF, incentivando o conhecimento histórico e a responsabilidade social.

O “Programa de Turismo Cívico e Cidadania nas Escolas” estabelece uma conexão estratégica entre turismo, educação e economia criativa, proporcionando experiências que ultrapassam o turismo convencional ao integrar vivências culturais exclusivas com produtos criativos. Com isso, o programa cria valor agregado para os visitantes, reforçando a proposta de Brasília como uma cidade rica em patrimônio cívico e cultural e oferecendo experiências imersivas com impacto direto na atratividade e identidade do destino. Essa iniciativa se alinha com os objetivos do PPA 2024-2027, especialmente no eixo de “Estruturar, ampliar e promover rotas turísticas com ênfase nos roteiros cívicos pedagógicos, negócios e eventos e rural”, promovendo a inovação e sustentabilidade no turismo e incentivando a inclusão social e a cidadania.

Ao envolver estudantes em atividades cívicas, como concursos de poesia e redação e visitas guiadas a monumentos históricos, o programa cumpre um papel fundamental na educação para a cidadania e fortalece o sentimento de pertencimento. Os estudantes, por meio dessas atividades, tornam-se embaixadores do turismo local e futuros agentes de preservação e valorização do patrimônio material e imaterial de Brasília. Essa dimensão formativa atende também aos objetivos constitucionais de fomentar a educação cívica, incentivando o engajamento ativo dos jovens na sociedade e contribuindo para o desenvolvimento regional.

Em consonância com o PNT 2024-2027, que prioriza o turismo responsável, inclusivo e voltado para a valorização dos patrimônios naturais e culturais, o programa se configura como um instrumento essencial para fomentar o turismo educativo. Ele conecta o Plano Piloto a áreas mais periféricas, promovendo uma distribuição mais ampla dos benefícios econômicos e sociais do turismo. Além disso, o envolvimento de artistas e profissionais locais da economia criativa fomenta o empreendedorismo e amplia a oferta de produtos culturais, refletindo a diversidade de Brasília.

Do ponto de vista jurídico, o projeto encontra respaldo na Lei nº 4.883/2012, que orienta a política de turismo no Distrito Federal, e cumpre plenamente o artigo 2º, que destaca a importância de valorizar o turismo cultural, cívico e arquitetônico e integrar setores estratégicos, como a economia criativa. As atividades de educação e turismo cívico, além de estimular a inovação, contribuem para a concretização dos incisos II, III, IV, V e VI do artigo 38, ao incentivar a participação da comunidade e valorizar o patrimônio cultural e histórico. O projeto também atende aos objetivos da Política de Turismo Distrital, conforme o artigo 4º e seus incisos, que buscam desenvolver transversalmente o turismo no DF, destacando-se como uma iniciativa alinhada com as metas do PPA e PNT 2024-2027, especialmente na ampliação do turismo inclusivo e no fortalecimento da
economia criativa.

Dessa forma, o “Programa de Turismo Cívico e Cidadania nas Escolas” contribui para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Distrito Federal e se consolida como uma ação transformadora e estratégica no contexto das políticas públicas de turismo e cidadania.

Objetivo Geral: Realizar palestras sobre turismo cívico, concurso de poesias e redação sobre turismo cívico, passeio de turismo cívico em pontos turísticos de Brasília para alunos de escolas de Planaltina.
Objetivos Específicos:

Promover a Educação Cívica e a Cidadania entre os Estudantes
● Realizar palestras temáticas em escolas da rede pública de Planaltina em 2024/2025, abordando tópicos
de história, cultura e o valor cívico dos pontos turísticos de Brasília.

Estimular o Senso de Pertencimento e a Valorização do Patrimônio Local
● Organizar concursos de poesia e redação sobre pontos turísticos de Brasília, engajando ao menos 3.000
alunos para que expressem suas percepções sobre a cidade, suas tradições e seus monumentos.

Integrar Experiências Educativas e Culturais no Turismo de Brasília
● Conduzir passeios cívicos em pontos históricos e culturais de Brasília para 3.000 alunos da rede pública de
Planaltina, incluindo visitas à Praça dos Três Poderes, Museu da Cidade e participação na cerimônia de
troca da Bandeira.

Fortalecer a Economia Criativa Local e o Empreendedorismo
● Envolver, em pelo menos 10 atividades, artistas locais e profissionais da economia criativa para colaborar
com oficinas e apresentações nas escolas participantes, incentivando a produção cultural e o
engajamento com a comunidade.

Alinhar-se com as Diretrizes do PPA 2024-2027 e da Lei nº 4.883/2012
● Desenvolver e implementar atividades que estejam em conformidade com os objetivos dos artigos 2º e
4º da Lei nº 4.883/2012 e as metas do PPA 2024-2027, garantindo o cumprimento das metas estratégicas
e a valorização do turismo cultural, cívico e arquitetônico do DF.

Resultados Esperados: Promoção da Educação Cívica e da Cidadania entre os Estudantes
Termo de Fomento (MROSC) N.º 120/2024